Um canalizador no centro do debate
Afinal, quem é Joe The Plumber (Joe o canalizador)? A pergunta (im)põe-se porque foi ele o nome mais referido no debate da última madrugada entre Barack Obama e John McCain.
O candidato republicano referiu-se várias vezes a Joe Wurzelbacher, de Toledo, Ohio, o “amigo Joe canalizador, que trabalha 10 a 12 horas por dia”.
Foi assim que “Joe” acabou por sair do anonimato e estar no centro do debate económico entre os dois candidatos presidenciais norte-americanos.
John McCain citou-o como alguém que, na eterna busca do sonho americano, planeia um dia comprar a empresa que o emprega.
McCain afirmou que o canalizador tinha feito as contas e concluído que, se Barack Obama fosse eleito Presidente, ele não poderia comprar a empresa, por causa dos impostos que teria de pagar.
“Joe” voltou à baila quando John quis contestar a proposta de seguro de saúde de Obama.
De tal modo foi o centro do debate, que Obama, acabou por se ver obrigado a tranquilizar “Joe o canalizador”: “Se está a ouvir-me, Joe, garanto-lhe que não será multado”, afirmou dirigindo-se às câmaras.
Joe Wurzelbacher (o verdadeiro Joe) assistiu ao debate e, no final, reiterou a ideia de que “McCain tinha razão” (naquele tema). Certo é que se recusou a revelar o seu sentido de voto.
Em declarações à imprensa, Joe disse ter ficado surpreendido por ter sido tratado por “Joe o canalizador” durante todo o debate: “Foi surreal o meu nome ter sido mencionado numa campanha presidencial”, comentou.
Pedro Caeiro
Seja o primeiro a comentar
Enviar um comentário