Política ou Arte?
A eleição do próximo inquilino da Casa Branca não é um mero acto eleitoral. Não é “só” a eleição do homem mais poderoso do mundo.
Também pode ser motivo de manifestações artísticas, que chegam a atravessar o Atlântico ou o Pacífico.
O Gum Election é um projecto de arte a que chamam “de guerrilha”. Nasceu em Outubro em Nova Iorque e o objectivo, para além de encorajar os norte-americanos a votar no próximo dia 4, passa por convencê-los a não deitar no chão as pastilhas elásticas que estejam a mastigar.
Assim, um artista não identificado resolveu criar um pequeno cartaz com as faces estilizadas dos dois candidatos: McCain em cima, Obama em baixo.
E a ideia é que o seu voto, em plena rua, seja expresso, colocando a pastilha que ia deitar fora em cima do candidato que não quer ver eleito. Ou seja, naquele que considera pior.
Se quiser espalhar esta forma de arte pela sua cidade - pode ler-se no blog do projecto – basta imprimir o cartaz que lá encontra e distribuí-lo.
Depois, é esperar que haja votantes a aderir com as suas pastilhas… e enviar para o blog as fotos com os resultados.
Já há cartazes espalhados por Nova Iorque, Seattle, Chicago, Miami ou São Francisco... mas também em Berlim, Dusseldorf ou Sidney.
Enviar um comentário